Pular para o conteúdo principal

Depressão - E a família faz o que?!

Além dos clichês habituais, vale lembrar que em tempo de redes sociais todo mundo é filósofo e todo mundo é um grande autor. Eu não sou nem uma coisa nem outra, mas aprendi algo que queria compartilhar.
A depressão é uma coisa séria! E na vida prática é uma coisa com a qual o outro não sabe lidar, não pode lidar e não quer lidar... Por isso, frases como "você deveria tentar", "você deveria se esforçar" e a clássica "deixa de frescura" doem tanto.
O chato é que fica todo mundo se sentindo meio impotente.
A pessoa deprimida se sente mais impotente, porque começa a se sentir culpada por estar "dando trabalho", "preocupando" e "incomodando" tanta gente.
A família da pessoa deprimida, porque simplesmente quer tirar seu filho/irmão/amigo daquela condição, mas parece que nada é suficiente.

Coisas que a experiência me ensinou:
1) Localizar a raiz da depressão: toda pessoa deprimida que conheci teve na infância ou na adolescência um ponto que funciona como estopim da doença.
Uma vez minha psicóloga disse: o cérebro é inteligente, ele protege a gente quando tem que proteger e só muito depois você sente a dor.
A depressão é como uma dor na alma. A medicação te treina para lidar com estes sentimentos de meia-vida, te ajuda a ficar forte para seguir em frente, mas é o psicólogo que te ajuda a tirar aquele "espinho", a depressão só é enfrentada quando aprendemos a arrancar os próprios espinhos.
Relatos de "se sentir rejeitado" ou "abandonado" na infância são recorrentes nas pessoas adultas com depressão crônica. E são coisas que o futuro não muda. O único jeito de enfrentar é olhar para dentro. Às vezes só m bom profissional (psicólogo) com o acompanhamento de um psiquiatra que entenda a tua condição física pode te ajudar a lidar bem com tudo. Às vezes a família parece não estar pronta.
Então, que tal a família também fazer terapia em grupo?! Depressão é um problema de família, não só do deprimido.
2) Escolha um profissional de confiança: se o paciente não confia no seu médico, não adianta a família insistir que ele continue o tratamento. Não tem como dar certo. Não é possível se tratar com alguém em quem vc não confia. A pessoa deprimida está em um momento de extrema fragilidade, precisa de ajuda e, principalmente, precisa saber que alguém a ouve e confia nela. Confiança é uma via de mão dupla, se o paciente não confia no seu médico, certamente ele não vai tomar a medicação de maneira recomendada e o quadro tende a se agravar.
3) Evite ficar sozinho por muito tempo: a solidão potencializa o sentimento de incompletude que a depressão traz. Depressão é uma doença fisiológica, mas os pensamentos felizes são difíceis de atrair se você está sozinho. Imagine que você é Harry Potter, a depressão é um dementador. Depois de enfrentá-lo você vai precisar de chocolate, mas antes é preciso enfrentá-lo. É mais difícil encarar um dementador quando se está sozinho.
4) Evite ficar ocioso: Se ocupe, sempre, por mais duro que seja, a cabeça vazia dá muito espaço para pensamentos autodestrutivos. Mas se você estiver em um dia ruim e quiser dormir o dia todo, não tem problema. É uma luta dura, e tem dias que a gente cansa mesmo, é normal. E tem outros dias que a insônia falta te deixar maluco... (Geralmente é nesses dias que as pessoas cometem as ações mais extremas, como esvaziar um pote de sorvete em uma madrugada - aumento de peso). Tenha em mente, que passo a passo você vai aprender a se aceitar, a ter paciência consigo e a enfrentar a insônia ou o sono em excesso. Apenas tente se manter ocupado e não se culpe. Todo mundo tem seus dias.
E se você ama alguém que tem depressão, evite culpá-lo, tente entendê-lo e apoiá-lo. Nunca fique sem falar com ele, por mais que ele te magoe. Se sentir amado é importante para quem sente a alma partida pela depressão. A depressão é uma dor na alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMUTÁVEL

A bailarina se recusa a sambar Só quer saber de repetir os passos do ballet clássico Não quer tentar nada novo A bailarina não quer mudar A bailarina se recusa veementemente a valsear Só quer repercutir nos palcos ao som do clássico Não quer tentar de novo Tem medo de cair, de se machucar A bailarina teima em não tirar as sapatilhas Em não mudar de vida Em sempre reclamar A bailarina não muda, A bailarina é muda A bailarina desistiu do ballet e quer se mudar.

Gravidez e dieta

Eu sempre vivi em conflito com meu peso, não pq eu estivesse em sobrepeso ou obesa, mas pq SEMPRE tinha alguém pra dizer alguma coisa. A única vez na vida que fui magra, isto é, 4 kg a menos que o peso habitual, reclamaraam que eu estava muito magra. A mesma pessoa que precisava perder peso/barriga e... Bom, um dia tudo isso mudou. Na verdade, minha briga com a balança era uma briga alheia e a parte a sensação desagradável de não estar a altura das expectativas alheias para o meu corpo (o q na adolescência é complicado) eu lidava com a situação sem dietas malucas, sem exercícios e simplesmente me conformando que eu era assim e pronto. Eu li Bridget Jones e Jane Eyre, minhas heroínas eram inteligentes, altruistas e não eram bonitas. Então, tudo bem não ser bonita. O que eu não sabia, ainda, é que eu era linda. Nossa sociedade, nos anos 90/2000 era um pouco cruel com não modelos-de-perfeição, mas eu passei por isso bem consciente de haver outros talentos que compensavam isso. Che...

Paradigmas

Quando eu penso que quebrei todos Vem Deus e me dá mais um. Não creio que eu tenha jogado pedra na cruz, ou coisa semelhante. Acredito em um Deus Mararavilhoso, gentil, que me ama e Cuida de MIM. Eu sei que Ele Cuida, porque se não cuidasse, eu já teria caído. Eu já teria partido Foi as dores que Ele me ensinou a suportar que me transformaram no que sou. E são essas dores que me fazem exigir nada além da mais plena confiança Porque quebrar a confiança é trair e traição tem seu nível de dor Aprenda criança, só te trai quem chega perto o bastante para tal. E o que eu aprendi? Eu nasci para ser feliz Sem esquecer que: Um sorriso é sempre um sorriso, mesmo que dure apenas o tempo de uma foto.