Pular para o conteúdo principal

Construir lembranças ajudam


Somos hoje consequencia de todas as nossas experiencias: as boas e as ruins. O que fazemos com estas experiencias é em parte nossa responsabilidade, mas uma responsabilidade limitada pelos dons que fomos capazes de desenvolver ao longo do nosso processo evolutivo.
Eu tive muita sorte pq eu consegui transformar alguns dos meus medos em motor para crescer, mas outras inseguranças me fizeram percorrer um caminho muito mais longo do que teria percorrido caso tivesse havido, por exemplo, uma melhor autoestima no inicio da fase adulta.
O medo de decepcionar, de errar, de nao agradar, de falhar, me induziram a começar 5 graduaçoes diferentes e ate hoje eu lamento nao ter terminado engenharia, mesmo que eu ame o direito.
Esse mesmo medo me bloqueou em centenas de artigos cientificos que eu poderia ter escrito, pq acreditem ou nao, minha cabeça esta sempre cheia de ideias de pesquisa e de conceitos fantasticos sobre os mais diferentes assunto, mas simplesmente nao sou capaz de colocar isso no papel, e tudo bem, eu ja' aceitei esse fato (me envergonho, mas aceito).
Terminar a minha graduaçao em direito e o mestrado so foi possivel pq nesta experiencia eu tive a oportunidade de ter amigos ao meu lado que sussurravam como verdadeiros coachs: voce vai conseguir!
Acho que ouvir "eu confio em voce e voce vai conseguir" é muito mais eficaz que "se voce falhar, sera severamente punido, é sua obrigaçao ir bem!". Mas, precisei passar exatamente por esta experiencia para entender o que funciona pra mim.
Minha vida nao foi facil, mas a de ninguem é. Nem a sua, nem a do seu melhor amigo, nem a do seu pior inimigo, a vida de ninguem é facil pq TODOS estamos passando SEMPRE por experiencias que podem nos fazer melhorar ou afundar. Sao batalhas diarias, mas necessarias.
O sentido da vida é deixar no mundo uma marca, uma impressao permanente, mesmo que pareça insignificante. A minha esta em cada peça juridica que escrevo, em cada momento de educaçao que dedico a Elisa.
Educar nossa filha, às vezes é um processo doloroso: porque eu sei quem eu sou, eu sei do que sou capaz, mas muito do que dou a ela hoje, eu simplesmente nunca tive na pratica. E assim como eu, muitos pais e muitas maes se encontram em momentos de profunda confusao e cansaço pq se desdobram tentando dar o que nao tiveram. Os nossos pais tb passaram por isso.
Por isso, sei que existem pessoas que nao conseguem superar esse processo e se transformam em pai e mae de redes sociais: de fotos publicadas, de amplas declaraçoes amor e de poucas acoes e construçoes na vida pratica. Eles tb precisam ser amados, mas isso nao significa que a dor e a marca que infligiram serao apagadas da alma e da vivencia dos filhos que deixaram pro mundo. Permanecerao ali, faz parte deles... A vida nao é justa, mas é a que temos, nao?!
No entanto, a construçao de boas lembranças, a busca por elas, o cultivo destas sao os elementos que podem nos salvar da tortura de um processo evolutivo: porque cada boa lembrança que construimos com nossos companheiros e nossos filhos funciona como remedinho na ferida aberta: doi, deixa cicatrizes, as vezes é até amargo, mas serve para nao deixar infeccionar, nao deixar piorar, nao deixar crescer, nao permitir que intoxique a nossa vida. Precisamos cuidar do nosso coracao com o mesmo amor com o qual cuidamos dos nossos filhos, até mais.
Porque é na idade adulta que surge a liçao sobre ser tolerantes com nos mesmos, nos amar, ter paciencia conosco, reconhecer quando estamos num dia ruim. é isto o que ajuda a construir bons momentos nos dias bons, a cuidar diariamente do proprio bem estar emocional e espiritual e a deixar filhos melhores pro mundo.
O mundo esta realmente precisando de filhos melhores. E quando nada funciona, passe so um tempo com eles, as vezes é o melhor remedio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMUTÁVEL

A bailarina se recusa a sambar Só quer saber de repetir os passos do ballet clássico Não quer tentar nada novo A bailarina não quer mudar A bailarina se recusa veementemente a valsear Só quer repercutir nos palcos ao som do clássico Não quer tentar de novo Tem medo de cair, de se machucar A bailarina teima em não tirar as sapatilhas Em não mudar de vida Em sempre reclamar A bailarina não muda, A bailarina é muda A bailarina desistiu do ballet e quer se mudar.

Gravidez e dieta

Eu sempre vivi em conflito com meu peso, não pq eu estivesse em sobrepeso ou obesa, mas pq SEMPRE tinha alguém pra dizer alguma coisa. A única vez na vida que fui magra, isto é, 4 kg a menos que o peso habitual, reclamaraam que eu estava muito magra. A mesma pessoa que precisava perder peso/barriga e... Bom, um dia tudo isso mudou. Na verdade, minha briga com a balança era uma briga alheia e a parte a sensação desagradável de não estar a altura das expectativas alheias para o meu corpo (o q na adolescência é complicado) eu lidava com a situação sem dietas malucas, sem exercícios e simplesmente me conformando que eu era assim e pronto. Eu li Bridget Jones e Jane Eyre, minhas heroínas eram inteligentes, altruistas e não eram bonitas. Então, tudo bem não ser bonita. O que eu não sabia, ainda, é que eu era linda. Nossa sociedade, nos anos 90/2000 era um pouco cruel com não modelos-de-perfeição, mas eu passei por isso bem consciente de haver outros talentos que compensavam isso. Che...

Paradigmas

Quando eu penso que quebrei todos Vem Deus e me dá mais um. Não creio que eu tenha jogado pedra na cruz, ou coisa semelhante. Acredito em um Deus Mararavilhoso, gentil, que me ama e Cuida de MIM. Eu sei que Ele Cuida, porque se não cuidasse, eu já teria caído. Eu já teria partido Foi as dores que Ele me ensinou a suportar que me transformaram no que sou. E são essas dores que me fazem exigir nada além da mais plena confiança Porque quebrar a confiança é trair e traição tem seu nível de dor Aprenda criança, só te trai quem chega perto o bastante para tal. E o que eu aprendi? Eu nasci para ser feliz Sem esquecer que: Um sorriso é sempre um sorriso, mesmo que dure apenas o tempo de uma foto.